Matrícula Fácil 2025: como fazer inscrição, realizar transferências e resultados
O Matrícula Fácil veio para simplificar a vida de pais e estudantes na hora de garantir uma vaga na rede pública de ensino do Rio de Janeiro.
Agora vamos entrar nos detalhes práticos, abordando tudo o que você precisa saber para realizar a inscrição de forma eficiente, sobre: documentos obrigatórios, renovação de matrícula e como acompanhar os resultados.
Passo a passo para realizar a inscrição
O processo é simples e acessível para os responsáveis que desejam garantir uma vaga na rede pública estadual. Veja o passo a passo:
- Acesse o site oficial: O primeiro passo é entrar no site Matrícula Fácil;
- Clique em “Inscrição” na página inicial;
- Preencha os dados do aluno: nome do candidato, nome da mãe, data de nascimento, rede de origem (se é estadual, municipal ou particular) e, caso o aluno já pertença à rede estadual, o número de matrícula;
- Selecione a escola desejada, dando preferência a uma unidade próxima da residência do estudante, já que as vagas são preenchidas levando em conta essa proximidade;
- Finalize a inscrição da Matrícula Fácil anexando os documentos pessoais do aluno e dos responsáveis legais.
Documentos necessários para confirmar a matrícula
Após a inscrição online, é preciso apresentar os documentos para garantir a vaga do aluno.
Abaixo estão os documentos exigidos para a matrícula escolar 2025 (essenciais para a confirmação):
- Certidão de nascimento do aluno;
- Comprovante de residência do pai, mãe ou responsável legal;
- Histórico escolar (caso o aluno já tenha estudado em outra instituição, inclusive militar);
- Documento de identidade (RG) e CPF do aluno e dos responsáveis;
- Foto 3×4 recente do aluno;
- Carteira de vacinação do aluno;
- Cartão SUS do aluno;
- Comprovante do Fator RH Sanguíneo do aluno (opcional).
Com esses documentos em mãos, basta ir à escola indicada no prazo estipulado para concluir a matrícula e garantir a vaga da criança ou adolescente!
Como consultar os resultados da Matrícula Fácil?
A divulgação do matrícula fácil resultado ocorre até a segunda semana de janeiro (dias previstos para resultado: 17/01 até 23/01).
Para fazer a consulta de matrícula escolar, basta que os responsáveis entrem no site e acessem a área de resultados, ao lado da aba “Inscrição”. Outra opção é verificar diretamente na secretaria de educação do estado.
O que fazer se não conseguir vaga?
Caso o aluno não seja alocado na primeira fase, ainda há uma nova oportunidade na segunda fase do programa. Nesta etapa, você pode concorrer às vagas remanescentes disponíveis nas escolas da rede estadual.
Para participar, é simples: retorne ao site www.matriculafacil.rj.gov.br, clique em “INSCRIÇÃO” e informe que já participou do processo de matrícula 2024.
Escolha uma escola com vagas disponíveis e finalize a pré-matrícula. Em seguida, compareça à unidade escolar selecionada com a documentação necessária em até 2 dias úteis após a inscrição.
Se tiver dificuldade de acesso à internet, você pode ir até a unidade da Rede SEEDUC mais próxima, onde receberá ajuda para realizar o procedimento online.